quinta-feira, 8 de abril de 2010

Soleus Proteor





Lembro-me de ter visto uma notícia na televisão, há uns anos, que dizia que Portugal estava trinta anos atrás, no que se refere ao desenvolvimento, dos países da União Europeia! Na altura nao percebi como é que podiamos estar TRINTA anos atrás... quer dizer... 30 é um bocadinho... acho que agora percebo um bocado melhor...

Já tive vários pacientes idosos claro, hoje tive uma senhora que devia ter mais de 80 anos... e como é que comunicamos? Num ingles fluente claro... eu ponho-me a pensar... a minha avó tem 60 e poucos e nunca teve oportunidade de aprender a ler sequer!
Aqui, o ensino é gratuito até ao 12º ano, os livros sao gratuitos, e as refeiçoes dos alunos tambem! Depois... quando vão para a faculdade, os livros deixam de ser gratuidos (mas na biblioteca podemos levar todos os livros que quisermos para casa durante 28 dias, depois disso temos de ir lá renovar) e o governo paga apenas uma percentagem das refeições (como em Portugal), mas além disso os alunos são pagos para estar na faculdade cujas aulas nunca vão além das 4h da tarde (em relação ao pagamento ainda nao percebi... já me disseram 400€ por mês, 1200€ e 5000€ um rapariga que tinha ido de erasmus para os EUA, ainda nao percebi bem).
Aos 18 anos é normal sair de casa... estuda-se de manha e trabalha-se à tarde para pagar as despesas.
As pessoas aqui pagam impostos... e de livre vontade, ninguem fiscaliza quase nada aqui, porque se parte do pressuposto correcto (pelo menos para os finlandeses) de que toda a gente cumpre a sua parte na sociedade. Alias, o serviço militar é obrigatório, se nao quiserem ir podem adiar por estar a estudar, se nao queres estudar e nao queres ir a tropa o governo "obriga-te" a trabalhar, dando-te um trabalho onde serves a comunidade, como numa biblioteca ou numa creche. (pagando claro)
Aqui as pessoas são modestas, simpaticas e falam bem da concorrencia (só agora percebi, chegado à concorrencia, que a Respecta é a maior companhia ortopédica da Finlândia, lá não me exibiram isso, e aqui foi das primeiras coisas que me disseram quando disse que vinha de lá, elogiando o trabalho que eles fazem).
Aqui ninguem liga se tens rastas, tatuagens ou uma barba até aos pés, desde que mostres competencia.
Aqui, quando se faz algo mal eles dizem para repetir, porque o importante é aprender e até dizem que na altura deles aquilo lhes correu ainda pior e quando está bem feito dizem "muito bem" ou até mesmo "Perfect"!

Agora eu percebo que Portugal não é menor que os outros paises da União... apenas tem um história muito recente de pouco ou nenhum desenvolvimento, mas no presente, somos quase (não vale a pena dizer que somos iguais) tao evoluidos como eles, pagamos a universidade é verdade, mas somos tao ou mais inteligentes que eles. Num dos muitos jantares aqui dos portugues alguém disse uma coisa triste e meio verdadeira: "O problema de Portugal são os portugues!!!" O pessoal riu-se todo e aniu!
Se parassemos de falar mal do nosso país e pagassemos os impostos, reciclassemos, poupassemos energia, se nos preocupassemos mais com o que é de todos e menos com o que é nosso, com aquilo que já temos, eramos tão mas tão melhores.

Enfim... isto é apenas um desabafo de quem está a conhecer um mundo completamente diferente...

Acho que foi o presente que me deram hoje que me fez ficar triste... é contraditório mas fez-me pensar se isto alguma vez se passava em numa empresa com donos portugueses!
Esta sucursal da Soleus onde estou é especializada em palmilhas e desde o primeiro dia que me estão a dizer para fazer um par para mim para praticar... hoje foi o meu terceiro dia, e depois de ter feito várias, e de ter aprendido como eles as fazem, fiz umas para mim! Até aqui nada de mais... mas as meninas que tenho nos pés custam nada mais nada menos que 200€!
Eles têm um sistema paramétrico que tira uma fotografia ao pé do paciente, no computador faz-se toda a palmilha (de muito longe se pode ser muito mais preciso e "imaginativo" que com gesso claro). Depois de se ter desenhado a palmilha no pé do utente mandam-se os dados para uma máquina que faz a palmilha... os acabamentos temos de ser nós a fazer e eles gostam de mesmo assim colar pele por cima, apesar dos noruegueses, que foi quem desenvolveu esta máquina, entregarem assim directamente. A garantia é de 3 anos. Em baixo ficam umas fotos... Para mim, porque eles são mesmo assim, fizeram as mais xpto e com o material mais caro... só porque sim, eu já nao sabia o que dizer....
Claro que isto tambem é daquelas coisas que ainda nao se pode implementar em Portugal... as maquina custa 50 000 euros e cada espuma das que se veem em baixo custa entre 20 a 30 euros, daí o preço das palmilhas...

Isto tudo só me faz gostar mais de Portugal... falta-nos, afinal, tão pouco para ser assim, é pouco, mas parece dificil toda a gente perceber, e contra mim falo também, também me meto no grupo dos que “deixam andar”... Espero que a nossa geração agarre nisto e que eu não tenha de esperar 30 anos para voltar a viver assim….


6 comentários:

  1. A tecnologia já existe em Portugal, tanto quanto sei existe pelo menos na associação portuguesa de defesa dos diabéticos, na fabrica de calçado clavness e outras como por exemplo:

    http://superego.pt/Paginas/palmilhas.html

    http://www.reverse.com.pt/homeframe_pt.html

    No meu ponto de vista é mais show off que outra coisa comparando com os métodos alternativos, como a espuma fenólica ou o gesso.

    ResponderExcluir
  2. A questão é que penso que nao temos mercado para palmilhas de 200€! Mesmo que haja em Portugal o mercado parece-me pequeno e nao permite grande desenvolvimento, para já!

    Eu confesso que penso que é muito muito melhor, sem dúvida! Depois da análise ao utente fazer a palmilha no computador é mais rápido do que esperar que o gesso seque, quando mais ainda corrigi-lo e moldar a palmilha em vácuo! E é muito intuitivo, eu já sei fazer quase tudo nele, além de ser muito mais preciso... se eu disser que quero 5mm é isso que ele faz, nao tenho de estar a tirar e por gesso!
    A questão é que em Portugal o mais barato é o trabalhador, por isso se ele perde tempo com estes trabalhos mas se poupa nos materias nao ha problema... aqui o mais caro é o trabalhador, porque ele é o "pensante" no processo (como o chefe daqui me disse "Até um macaco consegue carregar num botão... saber porque o carrega é que já é diferente") entao se este pode passar mais tempo com o utente, demorar dois minutos a projectar a palmilha e uma máquina depois faze-la, podendo ele ir atender mais pessoas, ou fazer outros trabalhos, perfeito!
    Eu penso que isto permite um serviço de muito melhor qualidade!

    ResponderExcluir
  3. O problema é que acho nao temos mercado para palmilhas de 200€, mesmo que exista o mercado nao é suficiente para o sistema poder ser alargado, pelo menos por enquanto!

    Eu confesso que penso que é muito muito melhor!
    Depois de estar com o utente, o tempo que se demora a projectar uma palmilha é menor que o tempo que se espera para o gesso secar... quando mais ainda corrigi-lo e moldar a palmilha em vácuo. E é muito mais preciso, se eu disser que quero 5mm é isso que ele me dá, nao tenho de andar a por e a tirar gesso. E este sistema é muito intuitivo... até eu já sei fazer quase tudo e hoje ja desenhei palmilhas!

    O problema é que em Portugal o trabalhador é o mais barato de todo o processo, por isso se ele perde tempo a fazer tudo mas no fim se poupa em material melhor!
    Aqui o trabalhador é o mais caro... porque ele é a parte "pensante" do processo (como o chefe daqui já me disse: "Até um macaco consegue carregar num botão, saber porque é que está a carregar é que já é diferente!"), e se o ortoprotésico estiver mais tempo com o utente, demorar 2 minutos a projectar a palmilha e mandar uma máquina faze-la, perfeito! Pode atender mais pessoas ou fazer outros trabalhos!
    Eu acho que a qualidade do serviço é muito superior, e acima de tudo, o utente fica melhor servido!

    ResponderExcluir
  4. Olhem nao sei que se passa com isto... nao consigo comentar no meu próprio blog.... comentei a primeira vez e o texto desapareceu, escrevi mais ou menos o mesmo texto a seguir a apareceram os dois... nao liguem... isto realmente... quem é que anda para aí a dizer que os computadores são melhores???? :D

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente contigo. Plenamente! Desejo-te muita sorte.

    (Mãe da Débora)

    P.S.: A Débora também concorda, mas a minha mãe OBRIGOU-ME a meter isto aqui. -.-' (Sim, porque eu mostrei-lhe)

    ResponderExcluir
  6. Obrigado "Mãe da Débora" :)
    Tem uma filha muito inteligente, e muito bem formada, e que deixa o padrinho da faculdade muito orgulhoso!
    (e a mim ninguém me obrigou a escrever isto hein ;D)

    De qualquer das formas, acho que a máquina que faz realmente as palmilhas pode ser melhorada, tem vários níveis de qualidade e no nível máximo "more than fine" é muito lenta, continua mais rápida que o tradicional mas o custo do sistema é elevado e tem de realmente compensar, eles aqui trabalham normalmente no "fine", parece-me bem!

    ResponderExcluir