terça-feira, 27 de abril de 2010

Rússia

Lembram-se de já ter posto aqui um post de verdades e mitos onde dizia que os Russos eram as pessoas mais ignorantes que já conheci? Pois este post pretende demonstrar porque é que eu, e os finlandeses no geral, pensamos assim...

A Universidade de São Petersburgo abriu à pouco tempo o nosso curso! E alguns profs do nosso curso daqui da Metropolia foram convidados para ir lá!
Simpáticos como eles têm sido comigo convidaram-me para ir com eles! Mais... porque aqui há dinheiro para tudo, pagavam-me a viagem de comboio e a estadia... coisa no total para 250€! Nada que a mim já me espante aqui... ia eu e ainda mais 2 colegas daqui, além dos profs! Pelo tom da conversa já perceberam que já não vou, o que ainda nao perceberam é porquê... vou começar pelo meio da história, nem vale a pena dizer como tive de arranjar o passaporte... mas vejamos:

Para entrar na Rússia existe ainda muita burocracia, mas dizem que agora é menos! Precisamos de um Visto, que se consegue depois de se ter o passaporte, precisamos de seguro de saúde que cubra todas as despesas médicas e que, em caso de morte, os transporte do corpo para o país de origem (eles põe mesmo isto nas exigências, o que vá, até é normal :P) e precisamos ainda de um convite formal! Sim, só se entra na Rússia com o convite de alguém, nem que seja do hotel para onde vamos, só lá vamos sendo convidados por alguém de lá podemos entrar!

Ora bem... o passaporte na embaixada portuguesa foi conseguido sem dificuldades, apesar da urgência que obrigou a várias viagens!
Depois para conseguir o Visto tenho de ter seguro de saúde como já disse... ora bem, é aqui que começa a salganhada! Eu tenho, na verdade, dois seguros de saúde, porque tinha um que foi cancelado mas que ainda funciona estes dias e outro que abri, e ambos cobrem tudo o que eles pedem... mas como não são duma lista que eles lá têm não servem!

Então o Igor tem de ir à Embaixada Russa tentar perceber a situação! Depois de andar mais de meia hora lá cheguei onde me indicaram! Era um edifício enorme todo gradeado... disseram-me que a entrada era do outro lado... tive de dar uma volta enorme, quando lá cheguei disseram que não, que era do outro lado -.-'... mas afinal era mesmo ali... depois de andar dum lado para o outro a procurar a porta nas grades lá encontrei... quando ia tocar a campainha, como que por magia, o intercomunicador começa a falar em russo "Hum? Sorry?" disse, "Yes?" "Queria tratar do Visto" "Espere um momento" Lá esperei, entretanto vi a câmara a apontar para mim, "Pode entrar" Trrr, a porta abriu-se!

Depois de passar a porta do edifício principal a primeira coisa que se vê é o detector de metais, como nos filmes, ou em alguns aeroportos, mas era assim, vá, grande :P, la passei a medo pensando que tinha as chaves no bolso, mas não apitou! Lá dentro o segurança, com os olhos, indicou-me onde tinha de ir, não era difícil, tinha VISA escrito no vidro que separava a funcionária das outras pessoas! Esperei 15m na fila (quando entrei eram 10h) e quando a funcionária me atendeu, naquele inglês arranhado de russo eu expliquei-lhe a situação.... ela disse que eu tinha de ir ao Consulado Russo, não à Embaixada "So, where is the Consulate?" "Algures naquela rua, também não sei bem" e aponta pela janela e eu fico a pensar "Hum... isto é a embaixada, não sabem onde é o consulado que fica na rua ao lado... boa!!!"

Saí da embaixada e fui procurar o consulado... andei rua acima, rua abaixo, na rua do lado, na rua do outro lado e não via consulado em lado nenhum... perguntei a várias pessoas e todas só me sabiam dizer da embaixada!

Voltei à embaixada para ver se a funcionária podia perguntar a alguém onde era exactamente... o guarda não me reconheceu e o processo repetiu-se, mas ele adianta-se sempre há campainha... há, pormenor importante, até para sair é preciso ele abrir a porta, quando entramos estamos fechados lá dentro...

Estava lá mais gente agora e fiquei na fila mais uns 15m até que me fartei e vi lá outra funcionária a mexer nuns papeis e lhe fui perguntar:
"Sorry, can you tell me where is the Russian Consulate?"
"It is here!"
"No, here is the Embassy, I need the Consulate!"
"Yes, here is the Embassy and the Consulate!"

-.-' %$&#fdx$%&/

Lá expliquei à mulherzinha a minha situação dos seguros e ela disse que não havia nada a fazer, tinha de fazer outro seguro... e que havia ali muito perto uma agência de viagens que fazia seguros assim só por alguns dias para quem queria ir à Rússia!

Lá saí de novo da embaixada e fui à agência (que por sinal já tinha visto nas voltas que dei há procura do "consulado")... fiz então o meu 3º seguro de saúde gastando assim mais 22€! Neste momento estava já a pensar "Bem, se calhar vou tentar ficar doente la... coberto por 3 seguros, se ficar hospitalizado ganho bastante dinheiro..." ... divagações...

Voltei à embaixada, tive de voltar a falar com o segurança que voltou a antecipar-se à campainha.
Neste momento a embaixada/consulado estava cheia e tive de me pôr no fim da fila para a competente funcionária dos vistos!
Depois de esperar mais de meia hora em pé, quando ela acabou de atender um homem exactamente ao meio dia, há minha frente está só mais uma pessoa, a essa pessoa ela disse "Sorry, we are open every day since 9 till 12, now we will close!" -.-'
Eu tinha ainda pessoas atrás de mim e toda a gente barafustou mas a mulherzinha ignorou completamente e começou a chamar pessoas que estavam noutra fila para tratar de outros problemas, ou seja, ela nem sequer ir embora, ia simplesmente mudar de função...
Fiquei passado naturalmente, porque eu ainda ali estava por causa dela... mas não havia outro remédio... tinha de lá voltar amanha!

Tinha disse bem... e tinha porquê? Porque quando chego ao estágio, depois de almoço hoje, o prof com quem ia liga-me a dizer que havia um problema... ... é que no convite enviado pela faculdade para nós irmos o carimbo saí um bocado da folha e então a embaixada já tinha recusado os vistos aos outros alunos por causa disso... o encontro era dia 6 e até lá a faculdade não consegue enviar outro convite a tempo de se fazer o visto, que demora!...... Portanto... portanto... porque o raio dos russos nem uma porra dum carimbo conseguem pôr num papel (já nem comento o resto) eu não posso receber da minha faculdade daqui uma viagem há Rússia.................... -.-'

O prof "mais importante" tem mesmo de ir, porque o encontro já tinha sido adiado por outros problemas uma vez, então o que ele tem de fazer é, vai para um hotel super caro que lhe envia o convite no dia e lá conseguir ir... mas assim os alunos já não podem ir... ele próprio estava passado, porque isto tem dado muitas dores de cabeça e no fim, vai sozinho! E nós... ficamos em casa!

Eu já não sei se deva rir ou chorar... ai eu... estes russos... estes russos............. o comentário que os finlandeses fazem a isto.... bem... é melhor não me alargar muito :P mas vocês percebem...

Rússia UNcheck........... :/


PS - Se pensarmos que nas embaixadas se está em solo estrangeiro e mesmo as leis são as dos países de origem eu afinal posso mesmo dizer que já estive na Rússia... ou talvez não... ai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário